LEGUMES E VEGETAIS

Vegetais

 

          Levando em conta as calorias, vegetais estão entre as fontes mais concentradas de nutrientes do mundo e por isso também estão nesta lista de alimentos saudáveis.

          Existe uma grande variedade disponível, e é melhor comer muitos tipos diferentes de vegetais todos os dias.

1. Aspargos
 

          Aspargos é um vegetal popular. É pobre em carboidratos e calorias, mas rico em vitamina K.

2. Pimentão


          Os pimentões vêm em várias cores, incluindo vermelho, amarelo e verde. Eles são crocantes, de sabor muito doce, e são uma grande fonte de antioxidantes e vitamina C.

3. Brócolis


          O brócolis é um vegetal crucífero que tem um gosto muito bom, tanto cru e cozido. É uma excelente fonte de fibras, vitamina K e vitamina C, e contém uma boa quantidade de proteína em comparação com outros vegetais.

4. Cenouras


          A cenoura é um popular vegetal de raiz. É extremamente saborosa e crocante, e rica em nutrientes como fibras e vitamina K. Cenouras também são muito ricas em betacaroteno e antioxidantes, que têm inúmeros benefícios.

5. Couve-flor


          A couve-flor é um vegetais crucífero muito versátil. Ela pode ser usada para fazer todos os tipos de receitas saudáveis, e também tem um gosto muito bom sozinha.

6. Pepino


          O pepino é uma das hortaliças mais populares do mundo. É pobre em carboidratos e calorias, e é composto principalmente de água . No entanto, ele contém uma série de nutrientes em pequenas quantidades, incluindo vitamina K.

7. Alho
O alho é incrivelmente saudável, poderia estar facilmente no topo da lista de alimentos saudáveis, mas nem todos gostam e é difícil consumi-lo em grande quantidade. Ele contém alicina, um composto bioativo com poderosos efeitos biológicos, incluindo a melhoria do sistema imunológico.

8. Couve
 

          Couve tem ficado muito popular nos últimos anos, por uma boa razão. É extremamente rica em vitamina K, vitamina C, fibras e uma série de outros nutrientes. É perfeita para adicionar triturada em receitas de salada.

9. Cebola
 

          Cebola tem um sabor muito forte e é muito popular para uso em receitas. Ela contém uma série de compostos bioativos que se acredita terem efeitos benéficos.

10. Tomates


          O tomate é geralmente classificado como um vegetal, embora seja tecnicamente uma fruta. Ele é saboroso e rico em nutrientes como potássio e vitamina C.

Mais alimentos saudáveis (legumes):


          Estes não foram listados, mas também são muito saudáveis: alcachofras, couve de Bruxelas, reponho, aipo, berinjela, alho-poró, alface, cogumelo, rabanete, abóbora, acelga, nabo, abobrinha.

LEGUMES

          Legumes são outro grupo de alimentos que tem sido injustamente demonizado nos últimos anos.

          É verdade que as leguminosas contêm anti-nutrientes, substâncias que podem interferir com a digestão e absorção de nutrientes. No entanto, estes anti-nutrientes podem ser eliminados por imersão e preparamos adequadamente as leguminosas antes de consumi-los.

          Assim consumimos uma fonte extremamente barata de alimentos saudáveis, incluindo uma grande fonte de proteína vegetal.

1. Feijão verde


          Os feijões verdes, também chamados de feijão de corda, são variedades de feijão. Eles são muito populares nos países ocidentais.

2. Feijão


          Feijão comum contém várias vitaminas e minerais, e são muito ricos em fibras. Apenas certifique-se cozinhá-los corretamente, porque eles são tóxicos quando crus.

3. Lentilhas


          Lentilha é outro grão popular. Ela é rica em fibras e está entre as melhores fontes de proteína à base de vegetais. Lentilha também tem um gosto delicioso, e uma textura muito boa.

REFERÊNCIAS

SEMAGRO. Lista: 50 Alimentos Saudáveis (Alguns Surpreendentes!).  SEMARGO. Disponível em: <https://www.semagro.ms.gov.br/lista-50-alimentos-saudaveis-alguns-surpreendentes/> Acesso em: 21/08/2020