GORDURAS E ÓLEOS

          A “guerra” contra a gordura está perdida, e muitas gorduras e óleos vêm recuperando o status de alimentos saudáveis e entraram nesta lista.

1. Óleo de coco


          O óleo de coco é rico em ácidos graxos poderosos chamados triglicerídeos de cadeia média. O óleo de coco pode ser benéfico contra a doença de Alzheimer e foi demonstrado ajudar a perder gordura abdominal. Dentre os óleos, ocupa, no momento o topo da lista de alimentos saudáveis.

2. Azeite extra virgem


O azeite extra virgem é a gordura mais saudável na terra. Ele contém gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, e é muito rico em antioxidantes com poderosos benefícios para a saúde.

3. Manteiga de vacas alimentadas com capim


A manteiga entrou para a lista de alimentos saudáveis principalmente depois da confirmação de que a margarina contém a perigosa gordura trans. É uma opção mais saudável, mas não deve ser consumida em excesso. Manteiga de vacas que foram alimentados com pastagem é rica em muitos nutrientes importantes, incluindo a muito importante vitamina K2.

REFERÊNCIAS

SEMAGRO. Lista: 50 Alimentos Saudáveis (Alguns Surpreendentes!).  SEMARGO. Disponível em: <https://www.semagro.ms.gov.br/lista-50-alimentos-saudaveis-alguns-surpreendentes/> Acesso em: 21/08/2020