Terapias alternativas é um termo que descreve tratamentos não convencionais (homeopatia, acupuntura etc.) utilizados no lugar de terapias tradicionais (medicamentos alopáticos, fisioterapia etc).
Porém, alguns preferem se referir a elas como medicina “integrativa” ou “complementar”, como é o caso do Ministério da Saúde (MS). Isso porque muitos profissionais da medicina convencional indicam técnicas como a acupuntura, por exemplo, em conjunto com outras mais tradicionais como a fisioterapia, para tratar seus pacientes.
Basicamente, os tipos de terapias alternativas incluem:
TERAPIAS ALTERNATIVAS
1) Terapias alternativas tradicionais
Esse campo inclui as formas mais convencionais e aceitas de terapias alternativas, como acupuntura, homeopatia e práticas orientais.
Essas terapias são praticadas há séculos em todo o mundo.
A medicina alternativa tradicional
pode incluir:
3) Terapias alternativas com dieta e ervas
Muitas abordagens dietéticas e à base de
plantas tentam equilibrar o bem-estar nutricional do corpo. As abordagens dietéticas e à base de plantas podem incluir:
-
Suplementos alimentares
-
Nutrição / dieta
2) Terapias alternativas com o corpo
A cura pelo toque é baseada na ideia de que doenças ou lesões em uma área do corpo podem afetar todas as outras partes.
Se, com a manipulação manual ou estímulos através de exercícios, as outras partes puderem ser recuperadas com a saúde ideal, o corpo poderá se concentrar totalmente na cura no local de lesão ou doença.
Exemplos de terapias corporais incluem:
4) Terapias alternativas energéticas
Algumas vertentes acreditam que tudo no mundo é feito de energia e que, o desequilíbrio tanto das energias internas (individuais), quanto das energias externas (de objetos ou outras fontes), afetam diretamente a saúde de uma pessoa.
Exemplos de terapias energéticas são:
5) Terapias alternativas com a mente
Até a medicina convencional reconhece o poder da conexão entre mente e corpo. Estudos descobriram que as pessoas se curam melhor se tiverem boa saúde emocional e mental. As terapias que usam a mente podem incluir:
6) Terapias alternativas com os sentidos
Algumas pessoas acreditam que os sentidos, toque, visão, audição, olfato e paladar podem afetar a saúde geral. Exemplos de terapias que incorporam os sentidos incluem:
Neste vídeo do MS, profissionais de medicina integrativa e convencional explicam o impacto positivo que as terapias alternativas tem gerado na saúde de seus pacientes:
REFERÊNCIAS
Eigier Diagnóstico. O que são terapias alternativas? Quais são seus diferentes tipos? [LISTA com as 6 principais]. Eigier Diagnóstico. Disponível em: <https://eigierdiagnosticos.com.br/blog/sintomas-tratamentos/o-que-sao-terapias-alternativas> Acesso em: 20/08/2020
Canal do YouTube: Promoção da saúde e prevenção de doenças: SUS oferece 18 Práticas Integrativas, Ministério da Saúde 08 de Março de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WoAg07xz6wY&feature=emb_logo> Acesso em: 20/08/2020